Relógio louco


 Posted by Picasa

É impressionante como o tempo sabe confundir os ponteiros de uma alma-relógio em dessassossego. Tanto parece que passa devagar, como passa três horas em três minutos. Quando estamos bem o tempo foge-nos e as memórias tornam-se um nevoeiro confuso de pessoas, gestos e lugares que gostariamos de saborear devagarinho, como um gelado de chocolate com cobertura de amêndoas à beira-mar. E não podemos. Há exactamente um ano estreei um sorriso novo, que quis prender no meu baú de brinquedos. Mas um ano passou, o sorriso não quis ficar no baú, e afinal nada mudou. Após um ano, os gestos e as palavras são os mesmos, e apenas algumas pessoas vão entrando e saindo passando a ombreira da minha casa sem portas. Esgeirando-se na ampulheta fugidia do meu tempo.

Como num jogo de sueca, os baralhos vão-se gastando com o toque das mãos e usamos novos. E quando o nosso par está cansado, muda. Assim como a mesa e os restantes jogadores. Apenas as regras do jogo permanecem as mesmas. Os medos apagam-se e renascem como um lume tremido no final da noite. Os primeiros sonhos perdem o sentido ou passam a necessidade ou frustração, uma memória que deixa a desejar. E os anos passam. Somos os mesmos, mas pouco do desenho que pintámos com as cores que pensávamos ter agora. E afinal temos ainda menos certezas. Passa o entusiasmo pueril e fica o conformismo, cortado por deliciosas gargalhadas e momentos que quebram o papel transparente da rotina que nos envolve. Uma pessoa que cai andando calmamente pela rua faz-nos rir, apanharem-nos a fazer caretas para o vidro do comboio diverte-nos, uma calinada de um amigo rebola-nos de gozo, uma noite a dançar eleva-nos na liberdade e na luxúria, uma música que nos faz saltar pela casa faz-nos sorrir na loucura e independência... Instantes completos na sua simplicidade. Esses, pelo menos, nunca mudam.

Comentários

Marta disse…
Eu amo esse quadro :)grande Dali pera k ja comento o post
Marta disse…
Há coisas que ficam sempre... :) e não é melhor viver momentos tão felizes do que viver toda a vida sem grandes sobressaltos? não valerá a pena sofrer por um segundo d arrebatamento?
Anónimo disse…
Curiosamente ainda há pouco tempo estive a rever a obra deste controverso pintor o que me levou a colocar uma sua pintura, dentro da temática dos “relógios moles”, no blog notícias dos Forcalhos como apoio aos desejos de um feliz Ano Novo.
Tanto a pintura como o post têm muito que se possa dizer mas fico-me com as palavras de Salvador Dali: “Eu vou ser tão breve que na verdade já terminei.”
N disse…
Mas eu não quero ser assim TÃO breve. Quero mais tempo. Só mais um bocadinho, pelo menos. Quero valer todos os segundos de arrebatamento! Para sempre *

** ná

ps. Esse quadro dele está genial, mas faz-me impressão :p
Fátima disse…
Sim. Cada deslumbramento ao máximo na correria dos ponteiros do relógio. Para valer sempre a pena. =)