segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Alma: espírito ou fenómeno neurobiológico?


Posted by Picasa

"«Alguns aspectos dos processos da consciência podem ser relacionados com a operação de regiões e sistemas específicos do cérebro (...)», escreveu o neurocientista português [António Damásio]. (...)
Ora, se a consciência, histórica e misticamente designada por alma, resulta da biologia, e se esta é composta por reacções químicas que obedecem a leis físicas, então a matéria é o elemento exclusivo do universo e a espiritualidade é uma maravilhosa invenção da nossa mente, e ela não existe.
(...) as nossas decisões, que aparentam ser resultado do exercício do livre arbítrio, não passam de comportamentos predeterminados pela nossa máquina cerebral (...) o nosso funcionamento psíquico resulta de processos químicos e biológicos complexificados e fundados no comportamento das partículas atómicas e subatómicas (...)"

A Verdade da Guerra, José Rodrigues dos Santos


É, sem sombra de dúvida, difícil conceber a nossa mente como um conjunto de partículas e matéria orgânicas, que movem o pensamento por reacções químicas e torna a consciência uma experiência objectiva e causal. António Damásio estudou o sistema neurológico de modo a comprovar que há uma área cerebral para a personalidade e a consciência, desmistificando o mistério da racionalidade, do pensamento, o que nos distingue dos animais e sempre foi concebido como uma dádiva divina e uma faculdade que nos permitiria ser, em substância, imperecíveis. Segundo Platão, o corpo seria o cárcere da alma durante a existência terrena, e esta deveria procurar o aperfeiçoamento espiritual e renunciar às tentações do corpo, os prazeres, que perturbariam o seu caminho na purificação moral e na procura da verdade, a essência, o númeno. Uma vez terminada a vivência corporal, a alma seria liberta do corpo e sujeita a um julgamento, segundo a sua atitude perante a mundaneidade. Subiria à morada dos deuses se tivesse procurado "perfeição espiritual" e rejeitado os prazeres do corpo; desceria ao "Hades" se a sua conduta fosse reprovadora; voltaria a assumir um corpo se não tivesse terminado o seu projecto espiritual e merecesse terminá-lo, concluindo assim o seu "karma". Segundo Platão, as almas vagueiam entre corpos até alcançarem a perfeição - daí terá nascido a teoria da reencarnação.
A igreja adoptou as bases da filosofia platónica na sua teologia, e assim habituamo-nos à ideia de que devemos reger a nossa vida por uma conduta moral e espiritualmente irrepreensível, porque a existência que experimentamos enquanto corpo é apenas uma passagem para uma morada idílica. Hoje a maioria dessas ideias são rejeitadas e supomos ainda que a alma, eterno dilema epistemológico, não é mais que uma mera reacção neurobiológica, o que faz sentido se considerarmos que não há nada para além do AGORA, e que, em substância e matéria, iremos desaparecer. Assim, supondo que tudo se esfumará quando deixarmos de existir, serão dissipadas dúvidas como: "o meu corpo é decomposto, mas a minha alma fica a vaguear entre os humanos? E eu, sei que sou alma e ando pelo mundo assistindo eternamente à vida dos meus amigos e familiares? E quando eles morrerem juntam-se a mim e voamos todos por aí, indefinidamente?"
No entanto, não é estranho pensar que nem do nosso pensamento somos verdadeiramente DONOS? Há um grupo de moléculas a regular a nossa MENTE? Quer dizer que eu estou a escrever segundo as minhas "partículas atómicas e subatómicas", experimentando assim um fenómeno psíquico que afinal é mais químico que racional? Então eu que adoro química, gosto mesmo da ideia de me sentir um mero pedaço orgânico e determinístico...


(E hoje, precisamente HOJE, o LetraSoltas faz um ANO! Um ano entre tantas letras, soltas primeiro a medo por ainda desconhecer o mundo da blogosfera e recear a apreciação dos nossos textos, e depois como uma necessidade, um escape de questões existenciais, sentimentos, desabafos, que se foram realizando em auto-conhecimento e aperfeiçoamento pessoal e criativo. E como a realização humana, não atingimos (nem atingiremos) todas as respostas, todas as certezas, porque, como pessoas, somos incompletas, mas, como humanas, estamos constantemente insatisfeitas, e, por isso, continuaremos a nossa odisseia de letras. Obrigado a todos os que lêem e comentam, soltando letras connosco! À Ninfa, que espalha letras comigo, e a... Vânia, Nini, Ná, Erasmus boy, Anónimo da AV, Pato Suicida, neph, Master Inutile, Magia, Sunshine, Susana, Odnilro, Unattached, El Ramalho, Judite, Joana, Prometeu, Patu Estreladu, Raquel, Inês, Paty, Terreno, Patrice, CastorZangado, 6Litros...)

8 comentários:

Hizys disse...

Oh Ná, tivemos aqui uns problemas técnicos...sabes como é, o blog está a ficar velhinho! Obrigado pelo teu apoio e acredita que passaremos sempre no teu cantinho, onde se está sempre bem!!! =)


ná disse...:

soltarei =) tantas letras qto a minha alma se predisposer! pq gosto de vos ler, pq gosto do que escrevem e pq vocês são as duas amorosas **
(e tb pq assim vcs n se esquecem de ir ao meu =p)

--
Posted by ná to letrasoltas at 2/13/2006 01:20:10 AM

Ninfa disse...

OH fazemos um ano..letras e mais letras num blog k consolida esta mágica amizade. E que não é mais que um espaço de expressão da impressão do dentro, dos sentimentos e da nossa força de vida. Obrigado por partilhares comigo essa força.

Este ano do blog..dedico-te a ti ísis. Sem ti o blog não faria sentido.

Ninfa disse...

Quanto ao post: eu recuso-me a ser um processo neurobiológico qualquer. Se assim é ... deixem-me ficar na ignorância de que algo me pertence nesta Terra onde nada é de ninguém.

Paty disse...

O prazer é todo nosso! Marcará o nossos tempos na Faculdade!...

go on!

CastorZangado disse...

Parabéns!! vi este blog nascer e estou contente que se tenha mantido este tempo todo. Continuem com o bom trabalho. :)

Hizys disse...

brigado =)

sim ninfa, eu cá rejeito a ideia de ser um monte de moléculas...YACK!

Hizys disse...

sua tontinha, sem ti o blog tb nao existia! =) representa-nos por inteiro. o que vivemos, o que sentimos.

Sweet Patrice disse...

Estão de Parabéns!! Um ano...é muito tempo de vida para um blog (falo por experiência própria!). Continuem, queridas que são, a escrever para nos encantar :)

Um beijinho grande para as duas. E que o LetraSoltas faça mais um monte de anos daqui para a frente! :D

Beijo da Patrice *