Cartas ao meu tio - II

Estou deitada na minha cama em Aldeia Velha, aquele leito aconchegador e onde me sinto melhor, o berço da minha vida. Passou o último dia de festas e de baile, amanhã regressa o silêncio e a vagarosa rotina da aldeia. Passaram as primeiras festas sem ti, tio; sentámo-nos à mesa com uma das cadeiras vazias, para sempre tua.
Na passada sexta-feira cheguei à aldeia de madrugada, ainda decorria o baile. Pela primeira vez não tive vontade de correr para perto da maltinha, pedir uma bebida e desatar a dançar com eles. Respirei o ar da aldeia, senti as paredes de pedra com as mãos e pensei em ti. São estas paredes, a calçada e as ruas estreitinhas que guardam as melhores recordações de família: o dia em que os meus tios me ensinaram a andar de bicicleta, as correrias pela aldeia com os primos, os passeios em família nos dias de festa, a procissão no dia 24 de agosto e a capeia no dia 25. Este ano, passámos pelos dias de festa vestidos de preto, sorrindo sem alegria, procurando vagamente a felicidade que sentíamos quando todos chegavam de França, de Lisboa ou do Porto, e nos reuníamos em casa da minha mãe. Aos poucos, dia após dia, íamos encontrando na nossa união a força que nos fará seguir em frente. 
Dói muito saber que não iremos mais conversar sobre música ou escrita, mas gravo para sempre a tua voz e os teus ensinamentos. Tenho de aprender a tocar acordeão, como prometi.
Até sempre, tio.

Comentários

Unknown disse…
Hoje, está a ser um dia muito difícil... 3 semanas desde a terrível noticia... Passei a manhã toda a chorar, sinto-me triste e infeliz... Só hoje é que me permiti deixar ir porque já não aguento mais... É muita dor... Muita coisa junta... Não consigo ser mais a Nini forte para os filhos e família... Pelo menos hoje, não tenho mais forças...
Os teus textos são lindíssimos por serem tão sinceros e vindos directos do coração.
Fátima disse…
Prima, tens de te deixar ir. Tens de chorar tudo o que precisas. A revolta e a dor um dia vão dar lugar à nostalgia... e como alguém me disse este verão "vais aprender a sorrir quando pensares nele, em vez de chorar"...
Abraço forte prima