Nossa Senhora dos Prazeres


 Posted by Picasa
D. Pedro I, eterno apaixonado de D. Inês de Castro, sofreu o embuste que vitimou a sua amada de um modo muito violento. Ao saber que Inês de Castro tinha sido assassinada, mandou perseguir os seus carrascos… um deles tinha fugido para a Beira Alta, e refugiou-se numa pequena povoação situada no cimo de uma serra, de seu nome “Sabugal Velho”.

Os guardas de el-rei, no trilho do dito carrasco, souberam que ele estaria por aqueles lados, e seguiram no seu encalço… chegando à pequena povoação do “Sabugal Velho”, arrasaram-na por completo, na esperança de encontrar o prevaricador. No entanto, não havia nem sinal do carrasco de dona Inês… Possivelmente já se encontraria a caminho de Espanha…

Entretanto, os habitantes do “Sabugal Velho”, desceram a serra e resolveram ocupar o vale, levando os restos da povoação do “Sabugal Velho”, elevando uma nova povoação com as pedras velhas que sustinham as suas casas no “Sabugal Velho”, e tornando o nome da sua povoação “Aldeia Velha”, devido às circunstâncias da sua origem.

Por altura da égide de “Aldeia Velha”, alguns habitantes voltaram ao “Sabugal Velho”, para recuperar os seus pertences… e repararam que a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres tinha ficado intacta, no cruzeiro, entre os escombros da povoação destruída… Resolveram trazê-la para a aldeia, mas, no dia seguinte, tinha desaparecido… voltaram à serra, e voltaram a encontrá-la no cruzeiro… Esse fenómeno aconteceu por diversas vezes, até que os habitantes de “Aldeia Velha” perceberam que o lugar da santa era na serra. Assim, resolveram erigir uma capela em sua honra, onde ela ficaria. Não podia ser no cruzeiro, pois assim não seria visível para toda a aldeia, por isso resolveram erigi-la no cimo da serra.

Depois da égide da Capela, conta-se que, em alturas de seca, os habitantes da aldeia iam à serra e traziam a santa para a igreja, voltando a levá-la para a serra em procissão, rezando, pedindo com toda a sua fé a Nossa Senhora dos Prazeres que pusesse um fim àquele suplício... e conta-se que, poucos dias depois, chovia em Aldeia Velha...

E assim foi, e hoje em dia Nossa Senhora dos Prazeres ocupa o seu lugar de vigília de Aldeia Velha, protegendo os seus habitantes e devotos crentes. E pela altura da Páscoa, realiza-se uma festa e uma procissão em honra da padroeira de Aldeia Velha, vivendo-se a fé e o amor por aquela santa e por aquela capelinha branquinha, no meio da vegetação verdejante, que reune todos os filhos da terra.

Comentários