Poemas para a minha filha - X (para sempre)

Minha filha,

Um dia vou contar-te que descobri por fim como dar-lhes vida outra vez

A todos, os meus que já partiram

Contigo, a cantar as músicas que o meu avô inventava

E que um dia ensinou à minha mãe e aos meus tios

Que me ensinaram a mim.

Enquanto corro contigo pela aldeia 

Como quando éramos pequenos

Nós, os primos.

Quando te faço penteados como ela me fazia a mim

(Quando ninguém sonhava o que um dia ia acontecer

Tudo o que ia acontecer

E como tudo ia mudar).

Um dia vou contar-te como contigo eles vivem para sempre

Mesmo que ainda nem tenhas aprendido os seus nomes

Nem possas já reconhecer as suas caras

Eles estarão vivos para sempre, em ti.

E a cada sorriso teu

Nas músicas que eram deles

Nos momentos que eram nossos

Calam-se as lágrimas em mim.

Comentários